JUSTIFICATIVA
Partindo do princípio que uma boa saúde contribui para o desenvolvimento e o aprendizado de nossas crianças e tendo em vista a necessidade de transmitir ao educando e aos pais sobre o valor da higiene, consideramos de suma importância trabalhar esse projeto desde cedo com as crianças do berçário.
OBJETIVO
Levá-los a entender que a boa saúde está relacionada a higiene buscando mudanças em seus procedimentos atitudinais como forma de prevenção às doenças, estimulando para a prática correta de tomar banho, cortar as unhas pentear os cabelos, escovar os dentes, lavar as mãos antes e depois das refeições com o auxílio dos pais ou da professora.
O QUE AS CRIANÇAS PODEM APRENDER?
· Perceber a boca, língua e, posteriormente, os dentes;
- Identificar os pertences pessoais (escovas dentais e cabelos, toalhinhas, lenços, fraldas, pomadas, xampu, talco, sabonete, toalha, etc.)
- Criar hábito de higiene bucal e corporal;
- Identificar o momento do banho e de lavar as mãozinhas;
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS (recursos)
BERÇÁRIO I
· Mostrar o rosto da criança no espelho para que primeiramente ela possa se reconhecer;
· Mostrar cada parte do seu rosto olhos, nariz orelhas, boca e cabelos, sempre falando o nome de cada parte para que a criança assimile;
· Trazer músicas que envolvam gestos e ao mesmo tempo mostre-as apontando cada uma das partes do corpo;
· Canções de higiene (exemplos anexados no final do conteúdo);
· Teatro de fantoches mostrando uma história que represente uma escovação dos dentes ou outro aspecto de higiene;
· Escovar os dentinhos dos bebês com escovinha de silicone;
· Realizar uma brincadeira que apresentem situações de higiene como, pentear os cabelos, fingir que escova os dentes, realizando sons com a boca;
· Aproveitar o momento da rotina escola como, trocas de fraldas, higienização das mãos, rosto, cabelos e troca de roupas para conversar com os bebês. Exemplos: “Agora vamos trocar a fraldinha pra ficar limpinho!”, “Vamos pentear os cabelos e ficar bem bonito”, “Agora que já jantou vamos lavar o rosto”, etc.
· DVD “Patati e Patatá” – Música chuveiro
· DVD da Xuxa – Música escova os dentes
· Aprender através do lúdico
· Elaborar uma lembrancinha para o Projeto
BERÇÁRIO II e III
· Descoberta do corpo
· Estimulação da linguagem oral
· Identificação do hábito da higiene
· Leitura de livros sobre higiene;
· Canções de higiene (exemplos anexados no final do conteúdo);
· Expressão corporal
· DVD Patati e Patatá – Música chuveiro
· DVD Xuxa – Escova os dentes
· DVD Cocoricó - Episódio da água
· Teatro de fantoches – “Pedrão dentão”
· Confecção de fantoches
· Atividade com tinta
· Atividade com colagem
· Utilizar uma escova de dentes usada ou esponja de banho para realizar atividades com tinta
· Desenvolver a motricidade fina e ampla através de atividades
· Desenvolver a criatividade
· Brincar de mímica na frente do espelho, repetindo gesto de escovação, pentear e lavar cabelos, lavar as mãos.
· Brincadeira de faz de conta (ser dentista escovar os dentes de uma boneca ou uma boca gigante confeccionada pela professora)
· Explorar materiais de higiene como, escova e creme dental, sabonete, cotonetes, xampu, pente e escova de cabelos, toalhas.
· Realizar escovação
· Realizar higiene das mãos e rosto após as refeições
· Aproveitar momentos da rotina das crianças para conversar. Exemplos: “Agora vamos trocar a fraldinha pra ficar limpinho!”, “Vamos pentear os cabelos e ficar bem bonito”, “Agora que já jantou vamos lavar o rosto”, (trocas de fraldas e roupas, etc.)
· Mostrar figuras ou cartazes de pessoas realizando a higiene
· Nomear e reconhecer os órgãos dos sentidos
· Visualizar e interpretar imagens
· Podemos convidar um dentista para realizar uma pequena atividade com as crianças
· Aprender através do lúdico
· Elaborar uma lembrancinha para o projeto
· Musicas: Meu dentinho, meu dentinho
Vou escovar, vou escovar
Pra ficar limpinho, pra ficar limpinho
E brilhar e brilhar (música meu lanchinho)
-------------------------------------------------------
Fui buscar o meu xampu ,pu, pu
Na minha casa, sa, sa
No meu banheiro, ro, ro
Quando eu vi, vi, vi
Escorreguei, guei, guei
E quebrei e quebrei o meu nariz, ahhhhhhhhh!
---------------------------------------------------------
Quando você acordar e o relógio avisar
Que está na hora de levantar
Quando você acordar e o relógio avisar
Que está na hora de levantar
Escova os dentes Chu, Chu, Chu, Chu, Chu
Escova assim Chu, Chu, Chu, Chu, Chu
Quando você almoçar e o relógio avisar
Que já está na hora de ir para escola
Escove os dentes, escove assim chu, chu, chu, chu
Escove assim chu, chu, chu, chu
Quando você merendar e o relógio avisar
Que está na hora pode ir brincar
Escove os dentes chu, chu, chu, chu
Escove assim chu, chu, chu, chu (Xuxa).
Que já está na hora de ir para escola
Escove os dentes, escove assim chu, chu, chu, chu
Escove assim chu, chu, chu, chu
Quando você merendar e o relógio avisar
Que está na hora pode ir brincar
Escove os dentes chu, chu, chu, chu
Escove assim chu, chu, chu, chu (Xuxa).
AVALIAÇÃO
Percebendo que a higiene corporal é muito importante, é através desse projeto que queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo. É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza. A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário